Natureza: É época de jenipapo

Jenipapo
Jenipapo é o fruto do jenipapeiro (Genipa americana), que é uma árvore que chega a vinte metros de altura. Sua polpa tem cheiro forte e é comestível, mas é mais apreciada na forma de compotas, doces, xaropes, bebida refrigerante, bebida vinosa e licor.


Há vários pés de jenipapo na SQN 416. Há um na entrada da quadra, em frente ao bloco A, e outros em frente ao bloco O. Nesta época, estão carregados! 

O licor de jenipapo é muito apreciado no nordeste, sobretudo na Bahia. O fruto também pode ser usado para fazer bolos. 

O jenipapeiro é da família Rubiaceae, a mesma do café. É encontrada em toda a América tropical. No Brasil, encontramos pés de jenipapo nativos na Amazônia e na mata atlântica.

Jenipapeiro em frente ao bloco O da SQN 416

"Jenipapo" significa "fruta que serve para pintar". Isso porque, do sumo do fruto verde, se extrai uma tinta com a qual se pode pintar a pele, paredes,cerâmica etc. O jenipapo é usado por muitas etnias da América do Sul como pintura corporal e some depois de aproximadamente duas semanas. A bela coloração azul-escura formada deve-se ao contacto da genipina contida nos frutos verdes com as proteínas da pele, sob ação do oxigênio atmosférico.

(com informações da Wikipedia)

Comentários

Postagens mais visitadas