Nova gestão na Prefeitura da SQN 416

Desde setembro de 2015, a Prefeitura da SQN 416 (Associação de Moradores), tem uma nova gestão, formada pelo Coletivo 416 Norte, um grupo de moradores que se uniu para melhorar a sua vizinhança em Brasília.



O Coletivo 416 Norte tomou posse, numa noite de quinta-feira (17/9), O pleito estava marcado para o sábado, dia 12, mas como apenas o Coletivo se candidatou, a chapa foi eleita por aclamação.

O novo prefeito da quadra é o morador e síndico do bloco P, João Pedro Abreu, e a vice-prefeita é a moradora e síndica do bloco K, Yzabella Vieira. Durante a cerimônia de posse, também foi eleita por aclamação, para o cargo de presidente do Conselho Comunitário, a moradora e síndica do bloco H, Gabriela Rosário.

Ao receber as chaves da Prefeitura das mãos da ex-prefeita Leomizia Formiga, João Pedro falou sobre a importância de uma gestão participativa para que as transformações pensadas e idealizadas pelos moradores da quadra se concretizem plenamente.

Neste sentido, o novo prefeito sugeriu que o Estatuto da Associação seja repensado para atrair maior participação dos moradores nos processos decisórios. "As mudanças que queremos só vão acontecer, de fato, se partirem dos moradores. Por isso é importante que a comunidade participe efetivamente", disse João Pedro.

A chapa eleita é composta ainda por Eurípedes Júnior, na função de primeiro tesoureiro; Josiane Kunnen, como segunda tesoureira; Leila Lynch, como primeira secretaria; e Denise Griesinger, na função de segunda secretária.

Cerca de 30 moradores da quadra, entre adultos e crianças, participaram da cerimônia de posse, na sede da prefeitura, em clima de descontração e alegria. Após as formalidades, o grupo fez um brinde colaborativo com espumante e petiscos. 

Virada do Cerrado

No sábado, além da eleição da nova prefeitura, o Coletivo 416 Norte trouxe para a quadra a Virada do Cerrado - Cidadania e Sustentabilidade, evento descentralizado, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, com órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

No início da manhã, um café colaborativo com música ao vivo acolheu os moradores que, em seguida participaram de uma atividade de mapeamento da quadra, com identificação de aspectos positivos e negativos relacionados aos três pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social.

Durante a tarde, oficinas de compostagem e de sucos funcionais atraíram moradores da 416 e de quadras vizinhas que participaram com entusiasmo. Para as crianças, além de um movimentado pula-pula, uma sessão de contação de histórias animou a molecada.


O Coletivo 416 também organizou atividades para os cachorros do bairro. Teve caminhada canina e prática de reike nos animais de estimação. 

Para agitar o corpo, os moradores puderam fazer uma aula de Tai Chi Chuan, no início da manhã, e de danças circulares ao final das atividades.

O que é o Coletivo 416 Norte

O Coletivo surgiu com atividades festivas para as crianças da Superquadra 416 Norte, primeiro entre os amigos e depois abrindo para outros moradores. Cresceu para a implementação de uma horta comunitária. A horta enfrentou a oposição de alguns moradores e a luta pela sua continuidade fez com que o grupo se fortalecesse. Muita conversa sobre os problemas da quadra rolou na beira daquela horta, sonhos sobre uma quadra sustentável, um sentimento de ser semente de um novo tempo.

Entretanto, para que muitos sonhos se realizassem, era necessário uma pessoa jurídica. Ao mesmo tempo, a Prefeitura estava com baixo envolvimento dos moradores, com a mesma prefeita se sucedendo por muitos mandatos consecutivos.

Daí veio a vontade de pegar a administração da Prefeitura.

Quem está na nova gestão da Prefeitura da SQN 416

A nova gestão, obedecendo ao Estatuto, tem uma estrutura de cargos: 

1) Prefeito: João Pedro A. M. de Lima, psicólogo, Bloco P.

2) Vice-prefeita: Yzabella Vieira Pereira, Bloco K

3) Primeira Secretária: Leila de Souza Lynch, Bloco H

4) Segunda Secretária: Denise Griesinger, Bloco H

5) Primeiro Tesoureiro: Eurípedes Rosa do M. Junior, Bloco P

6) Segundo Tesoureiro: Josiane Kuhnen da S. Almeida, Bloco H

Além desses membros, o Coletivo 416 Norte também participa no Executivo por meio de voluntários, que foram reconhecidos como parte do Executivo na sua primeira reunião: 

Alda Duarte, farmacêutica e designer, Bloco N

Carolina Rodovalho, advogada, Bloco P

Fernanda Simões, bióloga, Bloco Q

Ronaldo Weigand Jr., engenheiro agrônomo, Bloco N


Comentários

Postagens mais visitadas