Dicas de segurança no fim do ano

No fim do ano, algumas medidas de segurança ajudam a prevenir problemas com furtos e assaltos nas residências e na vizinhança. 
Em dezembro, as coisas mudam por aqui. Luzes de natal enfeitam os prédios. As famílias separam doações e se preparam para participar do Bazar Tomaladacá. O espírito de Natal está chegando, compram-se presentes, se planejam ou se preparam as viagens. E muita gente viaja.

A pretexto de aproveitar a época da generosidade, muitos pedintes chegam na nossa área, e tocam os interfones na esperança de conseguir uma doação. O mesmo fazem algumas pessoas que procuram ajudar o próximo colhendo doações.

Entretanto, este também é um momento perigoso. A quadra fica um paraíso para os "descuidistas" (aqueles que aproveitam o descuido alheio). Confundidos entre o movimento dos que pedem doações estão ladrões que tocam os interfones na esperança de detectar apartamentos vazios que possam ser furtados sem resistência. O maior movimento de pessoas estranhas também favorece os pequenos furtos de coisas deixadas nas proximidades dos prédios, como brinquedos, bolsas e bicicletas. Então, atenção para as nossas dicas!

Quando for viajar:
  1. Deixe uma luz acesa para criar dúvidas sobre o movimento na casa.
  2. Deixe a TV ou o som programados para ligar e desligar diariamente (com um timer, por exemplo)
  3. Deixe uma pessoa responsável por verificar a segurança do apartamento e trocar a lâmpada que fica acesa (essa pessoa também pode regar as plantas e recolher a correspondência).
  4. Suspenda a assinatura de jornais e revistas. 
  5. Faça um seguro residencial. 
  6. Desligue os aparelhos da tomada (tem muitos raios nessa época). 
  7. Pegue o telefone do zelador do prédio para ligar de vez em quando e deixe com ele seu contato e um contato de emergência (que não vá viajar, né?). 
Em casa: 
  1. Não doe a quem toca o seu interfone, pois isso aumenta o trânsito de pessoas e ajuda a criar um problema para todos os vizinhos. Mande sua doação para uma instituição de caridade (não para alguém que diz ser de uma e bate à sua porta) ou para o Bazar Tomaladacá
  2. Não abra a porta para pessoas desconhecidas que não se anunciaram ao interfone. Faça barulho mas não atenda.
  3. Não deixe as crianças descerem sozinhas (seja mais cuidadoso nesta época). 
  4. Ligue para o 162 caso veja pessoas acampadas na área verde. 
E você? Tem mais alguma dica? 

Comentários

Postagens mais visitadas