Com a seca, a Horta Agroflorestal da SQN 416 entra em pousio

Desde 2014, a horta da SQN 416, localizada no gramado em frente ao bloco O começou a ser implementada. Moradores trabalharam duro para abrir os canteiros e plantar verduras e espécies frutíferas.

Foi um momento importante na mobilização da Comunidade. O Coletivo 416 Norte se formou com esses participantes iniciais. Passada a polêmica inicial (no começo, um morador foi contra), a horta recebeu um elogio do Ministério Público e, em 2017, ganhou um 3º lugar do I Prêmio de Iniciativas Urbanas Sustentáveis, com a premiação de Alda Duarte pela iniciativa, que também envolve as outras atividades do Coletivo.

Ronaldo Weigand, morador do bloco N que lidera, atualmente, com outros moradores da quadra, a iniciativa, explica que a horta vai entrar em pousio durante a seca. “Como não temos irrigação, as plantas param de crescer e muitas morrem ou perdem as folhas. É como se morássemos num lugar com neve”, compara. "Na Europa ou nos EUA, quando chega o inverno, não tem como trabalhar nas hortas". 

Ronaldo diz que, enquanto não houver irrigação, tem que respeitar os ciclos da natureza, mas não descarta um projeto de irrigação para a horta. A ideia seria aproveitar a água da chuva durante o verão, para dar mais regularidade ao fornecimento de água na estação chuvosa e usar durante a seca. Há conversas com a Emater neste sentido.  

Ele alerta que, apesar da aparência de inatividade, a horta continua fornecendo produtos. “Nesta época, colhemos algumas raízes, como mandioca e batata doce, e bananas”. A horta segue os princípios da agroecologia. Não usa veneno nem adubo químico, e as espécies se misturam para imitar a floresta, com árvores e arbustos combinados com plantios anuais. Fica ao lado de uma agrofloresta mais antiga, cuidada pelo Sr. Francisco, zelador do Bloco N. 

Como participar? Entre em contato com o Ronaldo (Whatsapp 981666074) para maiores informações.

Comentários

Postagens mais visitadas